quinta-feira, setembro 23, 2010

Torcidinhos de Massa Folhada com Orégãos do Site:Tertúlia de Sabores

Ingredientes:

  • 1 folha de massa folhada fresca
  • orégãos secos q.b.

Preparação:

Ligar o forno a 180º (forno médio).

Desenrolar a massa folhada, polvilhar com os orégãos e cortar em três partes iguais no sentido do comprimento.

Depois cortar no sentido da largura tiras de cerca de 1 cm, mais coisa menos coisa.

Pegar em duas ou três tiras de massa, sobrepô-las umas em cima das outras e torcer. Proceder de igual forma até acabar a massa.

Colocar os torcidos em cima do papel onde a massa vinha enrolada com espaço de um dedo entra cada um deles e levar ao forno durante cerca de oito a dez minutos. A partir dos oito minutos convém ir espreitando a ver se já estão dourados, pois há fornos que aquecem mais que outros.

Notas: A massa folhada fresca vende-se nos supermercados e normalmente está perto do corredor dos queijos. Também há congelada, mas aí tem que se deixar descongelar, polvilhar uma mesa com farinha e estendê-la com o rolo da massa. A fresca já vem estendida e é só desenrolar.

O papel onde vem enrolada é próprio para ir ao forno.

Para dividir a massa em três partes iguais eu costumo dobrá-la como se fosse um envelope, pressionando ligeiramente nas dobras antes de a polvilhar, depois é só desdobrar e aproveitar a marcação que ficou para saber por onde cortar.

Estes torcidos servem de aperitivo ou de snack, tendo em atenção que como têm por base massa folhada são bastante calóricos, por isso nada de exageros :)

Se houver por aí algum aprendiz que queira testar a receita depois digam-me se acharam que estava tudo bem explicadinho ou se ainda há alguma dúvida.

Nenhum comentário: