quinta-feira, setembro 23, 2010

PÃO DE TRIGUILHO - PÃES ARTESANAIS




PÃO DE TRIGUILHO - PÃES ARTESANAIS

Com a volta das temperaturas baixas a vontade de fazer pães também retorna. Não tem coisa melhor e mais reconfortante que a casa rescendendo a cheiro de pão assando num fim de tarde chuvoso como foi o de ontem.

De massa muito elástica por causa da adição extra de glúten do triguilho esse pão se conserva macio por alguns dias apesar de levar pouca gordura na massa e ainda oferece fibras, tão desejáveis na nossa alimentação diária.

Se você ainda não experimentou usar o trigo para kibe (triguilho) no preparo de pães essa é uma excelente receita para começar a usar.





PÃO DE TRIGUILHO

Ingredientes

2 tabletes de fermento biológico (30g)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo – pode ser açúcar branco
1 ovo ligeiramente batido
1/2 (xícara) chá de leite morno
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de sal – ou a gosto
7 xícaras (chá) de farinha de trigo – no máximo
1 xícara (chá) de triguilho (trigo para kibe)
2 xícaras (chá) de água quente

Para pincelar

1 ovo ligeiramente batido
Triguilho


Modo de fazer

Em um recipiente grande misture o triguilho e a água quente e deixe até esfriar.
A parte dissolva o fermente no leite ligeiramente morno e junte ao triguilho hidratado. Junte também a manteiga, o ovo, o açúcar, a manteiga, o sal, misture bem. Acrescente cerca de 4 xícaras de farinha de trigo e mexa com uma colher ou espátula.
Passe a massa para a mesa e comece a trabalhar a massa com a mão em movimentos de ir e vir empurre a massa para cima com os dedos e puxe a para baixo como se estivesse rasgando-a. Faça isso por uns 10 minutos ou ate que a massa mude a coloração e fique com aspecto rendado. Acrescente o restante da farinha sempre aos poucos - provavelmente você não usará toda a farinha pedida na receita – Sove a massa por uns 15 a 20 minutos ou até que ela fique bem elástica. Divida-a em duas partes e forme duas bolas com elas, unte-as com óleo e deixe que cresçam em lugar abrigado até que dobrem o volume.
Após o tempo de crescimento, vire as bolas de massa sobre a bancada e abaixe-as amassando com a mão. Com uma faca divida cada uma em duas partes e forme quatro cilindros. Forme dois pães trançando os cilindros de massa. Aperte bem as pontas para que não se soltem ao assar. Passe os pães para assadeiras untadas e polvilhadas com fubá e triguilho. Pincele os pães com o ovo ligeiramente batido e polvilhe-os com triguilho. Aguarde que cresçam novamente.
Aqueça o forno com uns 15 ou 20 minutos de antecedência. Coloque as assadeiras com os pães e asse até que fique bem dourados. Para saber se já estão assados bata neles com os dedos você deverá ouvir um som oco. Retire os pães e deixe que esfriem sobre uma grade.

Rende 2 pães grandes


Observações dessa cozinha

__ Se preferir ao invés de modelar os pães em formato de trança, divida a massa, forme 2 rolos e asse em formas próprias para pães.

__ Use medidas padronizadas, xícaras de 240 ml

Nenhum comentário: