quinta-feira, setembro 23, 2010

PÃO DE QUEIJO "DE COLHER"

"




Hoje é sexta feira e todo mundo já está pensando no que fazer e servir no fim de semana. Sábado e domingo é dia de preguiça de levantar tarde de bater pernas e de comer coisas gostosas. Então vou deixar com vocês mais uma contribuição para fazer um lanchinho feliz e sem muito trabalho.



Não é um pão de queijo daqueles que a gente prova lá pelos lados de Minas Gerais, esse está mais à moda paulista ou paulistana. Feito com um pouco mais de pressa e leva parmesão no lugar do queijo meia cura. Mas também é delicioso e satisfaz plenamente as expectativas.

A receita original era com polvilho doce, mas em casa a preferência é pelo polvilho azedo então é sempre assim que o faço. Se tem diferenças entre um e outro? – Sim, tem boas diferenças sim. O Polvilho azedo confere uma textura mais elástica ao pão de queijo, ele fica mais “borrachudo” (que delícia) e apesar do rendimento em unidades ser o mesmo no volume ele renderá muito mais. Com o polvilho doce o pão fica mais seco, a casquinha mais dura e o volume será menor.

Se você não sabe bem qual dos dois tipos de polvilho escolher, mas sabe que aprecia mais a textura do pão de queijo que é vendido nas padarias escolha o azedo. Outra boa opção é misturar ou dois.

E já perceberam que ninguém terá o trabalho de enrolar bolinhas nesse fim de semana basta colocar os montinhos de massa na assadeira com uma colher, enquanto eles assam acontece a mágica, eles ficam redondinhos, mas procure não fazer montinhos muito disformes com a massa, quanto mais arredondados forem mais bonitos sairão do forno.
Essa foi a terceira sugestão para fazer um lanche fácil e gostoso nesse fim de semana, se você perdeu as outras é só conferir nos posts anteriores e se divertir na cozinha experimentando três receitas fáceis e novas!

Feliz fim de semana!



PÃO DE QUEIJO “DE COLHER”

Ingredientes

500 g de polvilho azedo – ou polvilho doce se preferir
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo de milho – ou outro óleo vegetal da sua escolha
1 e 3/4 de xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) rasa de sal – ou a gosto
100g de queijo tipo parmesão ralado - use mais se desejar






Modo de fazer

Leve ao fogo o leite e o óleo até levantar fervura.
Enquanto isso num recipiente grande misture o polvilho e o sal. Junte o óleo e o leite fervente para escaldar o polvilho e mexa ate que tudo fique úmido – ficará cheio de grumos – espere alguns minutos até amornar e junte os ovos misturando bem. Junte o queijo parmesão e misture mais um pouco.
Pré aqueça o forno. Unte assadeiras com óleo. Pegue bocadinhos da massa usando 2 colheres de sopa, passando a massa de uma colher para outra para que fiquem com formato arredondado. Coque os bocadinhos de massa na assadeira deixando espaço entre eles.
Le as assadeiras ao forno já aquecido e deixe assar ate que eles e fiquem crescidos e “inflados”. Então reduza temperatura do forno até que eles “sequem por fora” e fiquem dourados.
Sirva quente!

Rende 30 aproximadamente

Observações dessa cozinha

__ O forno para assar pão de queijo deve estar bem quente para que eles cresçam, mas depois reduza temperatura do forno para que a casquinha fique firme e dourada. Se eles forem assados num forno com temperatura muito alta e assarem depressa demais quando você do forno eles murcharão.

__ Use medidas padronizadas, xícaras de 240 ml

Nenhum comentário: