quinta-feira, setembro 23, 2010






PÃO CASEIRINHO – PÃES ARTESANAIS


A receita é da comunidade Máquina de Fazer Pão & Cia, mas chegou nessa cozinha via Cléo a Fada dos pontinhos.


A Cleusinha que é de Osasco (São Paulo) e autora do blog além de fazer lindos trabalhos com seus pontinhos também usa a varinha mágica na cozinha!

Aqui em algumas padarias além do pãozinho francês (conhecido de todos) e do italiano (que é um pãozinho muito macio feito a base de semolina) existe ainda o “pão caseirinho” que é mais uma opção para quem não desejar levar nenhum dos outros dois. Então quando passei por lá a semana passada e vi a receita imediatamente minha curiosidade desejou saber se o tal pãozinho era o mesmo que é vendido por aqui.

E o resultado superou minhas expectativas ficou ainda melhor que o que costumamos comprar. Eu já repeti a receita 3 vezes só nessa semana. Fiz no formato tradicional do “caseirinho” (daqui), fiz também um pouco mais compridinhos tipo “doguinho” e fiz também uma versão que é recheada com goiabada a ser postada mais para frente, pois uma pequena alteração na massa tem que ser feita.

Como sabem gosto de fazer os pães artesanalmente então aqui ele está sendo explicado dessa maneira, mas se você desejar basta colocar todos os ingredientes na máquina de fazer pão e usar o “ciclo amassar” e depois modelar os pãezinhos com explicado abaixo.

É um pãozinho perfeito para fazer sucesso com as crianças, levinho, aerado e muito macio. Como a receita é pequena não costuma sobrar para congelar, mas se desejar dobre a receita que ele congela muitíssimo bem.


Também é muito indicado para fazer lanchinhos com frios, com salsicha ou pastinhas suaves de ovos, de queijo e presunto ou de legumes. E também é uma boa razão para começar a semana colocando a mão na massa.

Um lindo e delicioso começo de semana para todos!






PÃO CASEIRINHO


Ingredientes

2 colheres (chá) de fermento biológico seco – veja substituições logo abaixo
1 ovo
3/4 xícara (chá) de leite – veja substituições logo abaixo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 e 1/2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga
3 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente – eu usei um pouco mais
Manteiga ou margarina derretida para pincelar os pãezinhos

Modo de fazer


Escolha um recipiente grande para fazer a massa. Eu gosto sempre de usar um com tampa, pois assim já deixo a massa crescendo dentro dele.
Misture quase toda a farinha (cerca de 2/3) o fermento biológico seco o sal e o açúcar. Reserve.
Quebre o ovo dentro de uma xícara ou jarra medidora e complete com leite até atingir 240 ml. Misture com um garfo e junte ao recipiente com os ingredientes secos, junte também a manteiga e misture de início com uma colher ou garfo. Passe a massa para uma bancada polvilhada de farinha de trigo e comece a sovar fazendo movimentos de “ir e vir” como se estivesse rasgando-a, ou seja, empurre para cima com a palma da mão e puxe-a para baixo com a ponta dos dedos. Com a massa nesse ponto “grudento” é bem mais fácil. Faça isso durante uns 5 ou 10 minutos ou até que a massa mude a coloração ficando mais clara e adquira um aspecto rendado. Adicione o restante da farinha enquanto continua a sovar.
Use uma espátula para desgrudar a massa da bancada e sove mais 15 ou 20 minutos. Não deixe a massa muito seca, ela deverá ficar bem maleável. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume (de 40 a 60 minutos).
Depois de crescida passe a massa para a bancada polvilhada com farinha de trigo e corte-a em 16 pedaços e modele os pãezinhos no formato desejado. Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo ou fubá e deixe crescer até dobrar o volume novamente.
Preaqueça o forno por uns 15 minutos antes de assar os pãezinhos assim eles ficarão douradinhos mesmo sem pincelar com ovo ou gema de ovo. Coloque então a assadeira no forno bem quente e asse-os por cerca de 20 minutos.
Retire a assadeira do forno e pincele-os com manteiga ou margarina derretida enquanto ainda estão quentes. Deixe-os sobre uma grade até que esfriem.


Observações dessa cozinha:

__ Se desejar use fermento biológico fresco ao invés de usar o seco, nesse caso use 1 tablete (15g) ou se tiver o hábito de comprar o fermento que é vendido a granel como eu, use 1 colher (sopa).

__ Existe a opção de fazer a massa de pão sem o ovo nesse caso use 240 ml de leite.

__ Use medidas padrão, xícaras de 240 ml.



Aqui na versão mini caseirinho recheado com goiabada. Fico devendo mais detalhes.

Receita do site Cozinha é Poesia

Nenhum comentário: