quinta-feira, setembro 23, 2010

Cozinha é Poesia: BOLO SUIÇO DE MAÇÃ






BOLO SUIÇO DE MAÇÃ

Nem sempre uma receita inesquecível é de difícil preparo, mas quase sempre pensamos ao contrário. Quando vamos receber alguém em casa logo recorremos as nossas receitas mais rebuscadas pensando em causar aquele impacto em quem à prova. Se você também pensa dessa maneira hoje terá uma oportunidade de começar a mudar de opinião.



Eu tenho um caso de amor com esse bolo suíço de maçã. A receita dele está anotada no meu primeiro caderno de receitas e toda vez que eu o faço, renovo meus votos de sincero amor por ele.

É daquelas receitas fáceis, mas que sempre fazem bonito e marcam boa presença desde um lanche informal até numa mesa de chá montada com mais capricho. Nas fotos você o observa apresentado numa maneira rústica, mas se desejar é só mudar o rumo da história. Desenforme e coloque num prato moderno de vidro ou use um prato com pé que ele ficará lindo de toda maneira.

Ao observar a lista de ingredientes você poderá pensar que esqueci alguns itens, mas a receita está correta, nela não entram nem leite e nem fermento em pó! E creia, ele crescerá mesmo assim. Não coloque canela nesse bolo, a casca ralada de limão é suficiente para aromatizar e ainda conferir um sabor fresco e delicioso. A massa tem uma micro textura esponjosa e amanteigada, é uma receita européia, própria para servir entre boas doses de conversa e de outras tantas de chá!





Se vocês me permitem eu também gostaria de oferecer essa receita para Natasha que é paulista, mas mora em Curitiba (PR) e ao me escrever me falou dos seus amores, desejos e dificuldades em aprender a boa cozinha.

(...)... as dificuldades,da cozinha são eternas,mas como eu adoro,sempre faço e refaço gosto de aprender,sempre...(...)

E eu lhe disse para ter paciência com ela mesma e que da minha parte pretendia contribuir!
– Natasha, esse bolo é em especial para você!






BOLO SUIÇO DE MAÇÃ

Ingredientes

2 ovos
1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
Casca ralada de 1 limão – somente a parte bem verde
2 maçãs vermelhas sem a casca e cortada em fatias
Açúcar de confeiteiro para polvilhar o bolo



A massa é bem firme e amanteigada. Procure não acumular fatias de maçã no centro do bolo, eu mesma coloquei demais. Se ficarem muito acumuladas no centro você poderá ter problemas ao assá-lo, as bordas poderão já estar assadas e o centro ainda não, por causado excesso de umidade das frutas. Coloque no máximo três fatias, ou então coloque as fatias de maçã apenas ao redor!




Modo de fazer

Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma ou refratário de 20 cm de diâmetro – Esse que usei em 21 cm, mas se ultrapassar isso tamanho o bolo ficará muito baixo! Reserve.
Peneire a farinha e o açúcar “separadamente” e reserve também.
Na batedeira bata um pouco a manteiga e o açúcar, junte os ovos e continue batendo até formar um creme fofo e esbranquiçado – Bata bastante – Retire da batedeira e acrescente as raspas de casca de limão e a farinha peneirada . Volte à batedeira e dessa vez bata somente para misturar – A massa é bem firme.
Passe a massa para a forma já preparada e alise a massa com uma colher disponha por cima da massa as fatias de maçã, mas procure não colocar muitas fatias de maçã no centro do bolo – Eu coloquei até demais! Coloque no máximo 3 fatias.
Leve para assar em forno pré aquecido (180°) e asse até dourar, teste inserindo um palito na massa que deverá sair seco.
Antes de servir polvilhe açúcar de confeiteiro.

Observações dessa cozinha.

__ Use medidas padronizadas para que tudo saia corretamente, xícaras de 240 ml





Bookmark and Share

Um comentário:

Clau disse...

Adoro tudo que leva maçã, então com certeza sera a próxima que farei.