quinta-feira, setembro 23, 2010

ADmanteigados




AMANTEIGADOS

O domingo já vai chegando ao fim, mas a autora desse blog ainda deseja um Feliz Dia das Mães a todas as mulheres que foram privilegiadas e escolhidas para experimentar o dom divino da maternidade.

Feliz Dia das Mães!!!



Meus queridos, a razão da minha ausência não é difícil de explicar. Minha crise de sinusite que já se ia lá à frente dobrando a esquina desse começo de outono encontrou a senhora gripe de certo saindo do portão da casa de alguém e conversando as duas resolveram voltar . E ficam agora as duas madames a confabular e a contar histórias no ouvido da autora desse blog.


E eu de tanto ouvi-las só penso em bebidas quentes, camas, edredons e macios travesseiros...


AMANTEIGADOS

Ingredientes

1 xícara (chá) de manteiga sem sal – em temperatura ambiente
3/4 xícara (chá) de açúcar
2 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de amido de milho

Modo de fazer

Peneire juntos a farinha e o amido de milho e reserve.
Na batedeira bata a manteiga e o açúcar que também deve estar peneirado. Bata até que se forme um creme leve e esbranquiçado. Retire da batedeira.
Acrescente ao creme de manteiga o amido de milho e a farinha de trigo. Comece mexendo com uma colher e depois comece a trabalhar com as mãos até que se forme uma massa bem lisa. Forme uma bolinha com um pouco da massa, se ela ficar bem lisa sem rachaduras está no ponto certo, mas se ainda estiver com textura “esfarelenta” trabalhe a massa mais um pouco – a massa dos amanteigados é quebradiça, mas ao manuseá-la ela deve ficar bem lisa e unida isso é muito importante.
Pegue pequenos bocados da massa e modele bolinhas colocando-as em assadeiras untadas e enfarinhadas –as bolinhas deverão ter cerca de 1 cm de diâmetro para que os biscoitinhos fiquem delicados – Quando colocá-las na forma deixe espaço, pois elas irão crescer.
Asse em forno preaquecido a 180° por cerca de15 a 20 minutos, até que embaixo do biscoito esteja dourado.
Deixe esfriar na própria assadeira (quente eles ficam moles), só depois de frios retire-o e armazene em vidros ou recipientes bem vedados.

Rende cerca de 150 unidades


Observações dessa cozinha

__ Se o dia estiver muito quente deixe a massa descansar um pouco na geladeira antes de enrolar os biscoitinhos.

__ A receita original é essa, mas, você pode aromatizar com raspas de casca de limão ou laranja ou ainda acrescentar nozes, amêndoas ou outras castanhas à massa, nesse caso retire um pouco da farinha pedida na receita. Por exemplo: Se desejar acrescentar 1/4 de xícara de amêndoas moídas, retire 1/4 de xícara de farinha, no mais, proceda normalmente.

__ Na foto eles parecem grandes, mas, esses biscoitinhos depois de assados ficam com cerca de 2 cm de diâmetro. Para conseguir esse tamanho enrole bolinhas com cerca de 1cm de diâmetro e coloque-os na assadeiras com distância pois eles irão crescer.

__ Use medidas padrão, xícaras de 240 ml.

Receita do site:Cozinha é Poesia

Nenhum comentário: